25
Qui, Abr

Artigos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

NA PRAÇA LITERÁRIA DE PERNAMBUCO

Foi lançado mais um (dos mais de trinta) livro do Professor de Literatura da FAMASUL-Palmares-PE, Admmauro Gommes, com o título “A estranha poesia de Vital Corrêa de Araújo”. Cerca de 180 exemplares foram autografados, numa festa literária sem precedentes, somente equivalendo à do lançamento da obra filosófica Sabedoria ou mediocridade, do filósofo e historiador Cel. Reginaldo Oliveira.

AG, um dos poetas absolutos da Mata Sul (junto com 10 ou 12 outros) é também exímio e qualificado ensaísta, e sobre VCA e a poesia neoposmoderna escreveu dezenas de páginas do mais alto quilate crítico. Perito em organizar livros, AG dedicou-se e, em três meses, compilou dezenas de matérias sobre Poesia Absoluta.

 

A partir de algumas palestras de VCA na FAMASUL e dos cinco livros do mesmo publicados em 2012, Admmauro Gommes, com o apoio de João Constantino – Diretor do Departamento de Literatura da FAMASUL, professores Ricardo Guerra, Wilson Santos, Sylvia Beltrão, Cícero Felipe, Marcondes Calazans e outros, estimulou, entre alunos e interessados, o estudo, a leitura, mesmo tarefas de curso, sobre o poema neoposmoderno, inclusive incentivando a escrita de poemas absolutos, de modo que o resultado foi também sem precedentes. Revelaram-se – tanto poetas quanto candidatos a crítico literário – Farla Rosendo, Cícero Felipe Ramos, Osani Severina, Rozineide Lopes, Humberto Cândido, Sylvia Beltrão, Marta Roberta Ramos, entre tantos defensores e cultivadores da nova poesia.

O livro A estranha poesia de Vital Corrêa de Araújo vem juntar-se à obra fundamental e de proa – publicada em 2010 – pelo Professor e Mestre Absoluto, crítico literário e cultural de nível internacional, e alto literator, professor Sébastien Joachim, intitulada O destino poético de Vital Corrêa de Araújo (edições BAGAÇO/Inst Maximiano Campos).

Publicado pela BAGAÇO (editora hoje poderosa que se iniciou em Palmares – com o empresário Arnaldo Ferreira, atualmente assessorado pelo insigne ator, advogado e sociólogo Valter Portela, e em fase de expansão, o livro A estranha poesia de VCA, com 160 páginas traz sete ensaios de Admmauro Gommes, perfazendo 52 páginas; ensaios de Marcondes Calazans, Reginaldo Oliveira, João Constantino Gomes Ferreira Neto, Edinaldo Portela, Cícero Felipe, José Alberto Marques Lisboa, Shirlene Priscila de Melo Correia, Nailza Maria da Silva, Emylayni Sarayna, Marinês Alves de Souza, Mariana Machado de Lima, Jarian Amélia, Cícera Williana Queiroz Pereira, Edimilson Evaldo da Silva, Sylvia de Azevedo Beltrão, Romilda Andrade, Osani Severina, Gabriela Raianne, Farla Caroline Rosendo, Maria Roberta Ramos, Rozineide Lopes, Humberto Cândido, Douglas Henrique Tavares Rocha e Maria Jailma Galdino Moura.

Destes, 3 são professores, 5 já são formados e 18 são alunos de letras, da 1ª à última séries. Também escreveram os escritores VCA, Cláudio Veras, Odisseus Morales, Telma Brilhante, Virgínia Crisóstomo, Sébastien Joachim e Rogério Generoso.

A egrégia faculdade FAMASUL deu demonstração cabal de visão de futuro e disposição em inovar o estudo (carregado de passadismos) da literatura, abrir novos cominhos, discernir rumos, explorar invenções no fértil campo literário, coragem de discutir ideias e conceitos fora da caixa, render desafios, ampliar os limitados horizontes de então, estimular a criatividade entre alunos, trazendo a eles novas e renovadas ideias para discursão em classe e extraclasse (a propósito Admmauro Gommes programou entrevistas na Rádio Cultural de Palmares, de Douglas Marques e organizou reuniões várias no Retiro das Águias, paraíso da Mata Sul, dentro do Reino das Águias onde situa-se o Castelo do Reencanto – e o Centro do Universo, do Professor José Rodrigues, cuja utopia de replantar a Mata Atlântica está em pleno curso). Também aconteceram intervenções várias no fim das aulas de todas as séries do curso de letras, reuniões na biblioteca e vários encontros com VCA por parte dos alunos, capitaneados por Admmauro Gommes. O resultado é uma confraternização crítica em que professores e alunos discutem literatura avançada no campo da poética.

Não há mais dúvidas, algo novo se instalou, nova modalidade de rima, outra intrusão lírica, estranha forma de poética chegaram para ficar... e estão em mãos de uma vintena de alunos que as irão propagar e ensinar. O reino centenário da versificação está por terminar. A liberdade na poética, que Octavio Paz tanto pregou (no Brasil, CDA e Murilo Mendes idem), está por vir, pois o porvir chegou. É estranho como em outras universidades o ritmo de estudo da poesia ainda seja entrevado (ou melhor, parnasiano). Faltou coragem, visão, determinação e inteligência dialética para romper com amarras centenárias, enterrar em definitivo Bilac e comparsas? E declarar a liberdade do verso, numa atitude democrática.

PS. O professor Admmauro Gommes está com um projeto pronto de divulgação da poesia absoluta para 2014. Irá percorrer (ele e outros professores que aderirem) sete a dez estados (ou seja, universidades) para contatos, palestras, lançamento e divulgação de livros, etc.

NOTA: Quatro dias antes do lançamento do A estranha poesia de VCA, cerca de 150 exemplares foram comprados (reservados por encomenda) e a BAGAÇO de emergência forneceu outros.

{jcomments on}

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS