Marcondes Torres Calazans
Fez-me um ser absoluto o livro “Estrutura da Obra” do escritor e poeta Vital Corrêa de Araújo, principalmente a partir do momento em que li a DEDICATÓRIA quando o autor faz menção especial ao seu pai e seu avô.
Marcondes Torres Calazans
Fez-me um ser absoluto o livro “Estrutura da Obra” do escritor e poeta Vital Corrêa de Araújo, principalmente a partir do momento em que li a DEDICATÓRIA quando o autor faz menção especial ao seu pai e seu avô.
Mallarmé, Valéry, o grande Wordswort e, em geral, os poetas simbolistas sempre afirmaram que o poema não deve dizer, explicitar, informar ou descrever diretamente, mas sugerir.
É urgente o processo de ampliar a suficiência da linguagem verbal, do universo da ação poética, no sentido de abranger um campo maior – mais extenso intensivamente – da concepção poética da vida contemporânea,
A poesia absoluta não se encontra na agudeza da expressão, mas na expressão da agudeza. É o que fielmente verifico, flagro a cada verso, em Rogério Generoso e Admmauro Gommes. A ela não contenta (ou com – forma) a engenhosidade do verso com a verdade interior da palavra, como qualquer juízo. Vai além, muito além. O engenho inventivo – e novo supera a invenção engenhosa antiga.
A poesia exercita mais o engenho que o juízo, daí que se debilitam os que queiram “dar”, dotar de pleno juízo (lógico ou não) as palavras do poema, como se estivéssemos a redigir algum libelo em verso.
Essa incapacidade de fazer e ler (poesia nova, diversa) decorre do império exacerbado e contínuo, do mandato desmesurado, da tirania da poesia velha (boa no seu tempo , cem anos atrás).
Assim, acuso o predomínio excessivo no tempo e tirânico, na imposição de seus princípios e regras decadentes, do classicismo poético sentado por Bilac e cia, o que ocasiona danos relevantes à poesia brasileira. Os antolhos do sonetos são imperdoáveis ou vis (viscerais, no sentido negativo), cegando-nos a todos que pratica ou iniciem a senda poética. Impedindo a livre inocência e o desamo não gramatical da imaginação e livre criação sem freios ou limites métricos, óbices hoje desprovidos de sentido e atualidade.
Rebuscamento, artificialidade, afetação, imitação servil (e inconsciente ), mal uso da retórica antiga, falta de escrúpulo e engenhosidade, de sistência de inventibilidade há (e em excesso) na poesia clássica imperante: “operosa” e majoritária etc.
A poesia absoluta aspira à formosura da agudeza, não ao diletantismo desenfreado e mecânico ou à secura da medida rimada (que causa aridez ao imaginário).
À insuficiência (plena decadência) da retórica poética dominante, opomos o caminho livre, a aventura (não a rotina), a supermodernidade da poesia absoluta. E esta, digamos, nova disciplina requer desenvolvimento e sistematização, o que um magote de professores da FAMASUL – Palmares está a fazer.
Na velha e “operosa” poesia (vigando ainda), o que vale para um epigrama. Vale para um sermão.
Um óbice monstruoso são os críticos judiciosos. É pau. Para qualquer obra séria. Derruba tudo. A água com o bebê jogam fora, sem contemplação.
E assim ditos e feitos poéticos gastos ganham status de eternidade.
Eloquência encadeada (que é o estilo de muitos “poetas”) para mim equivale a poesia mortificada.
ADENDO
O apego ao soneto desde a modernidade poética é atitude francamente anacrônica, algo superado.
Já no final do período de dominância artística, em que era emblemático Rafael, a história da arte descobre o germe maneirístico, que representa a degenerescência do classicismo. Como o modernismo o é do parnasianismo.
A diversidade da poesia moderna (sem artifícios, artesão, artefatos, artífices retóricos e cia, em especial, na forma de poema livre, sob égide da imaginação, sufoca a norma classicista. Como sufocada deve ser a tralha versificatória histérica.
Todas as tendências literárias opostas ao classicismo reúnem-se no maneirismo a verso livre versos verso preso são dialéticas.
A poesia hoje é ornato sem ordem, sentido sem sentido.
E do garimpo metal que silêncio alimenta
e a meditativo acrisola , ouço os versos.
Rio avarento de água escassa
e sua sede pelo árido ama a areia.
Ardo da posse peculiar
sedento-me quanto mais copos
de cifrões bebo (até a embriaguez do espírito).
Amor ao dinheiro nasce do dinheiro crescente.
Fazer-se Zeus cisne, touro, sétiro e ouro
para amar Leda, Europa, Antíope e Danâe.
Ao touro o jogo, à página o poema.
Ela e sua carne petulante
Todo me subjugam.
A crônica é um gênero do jornalismo contemporâneo, cuja origem localiza-se na história e na literatura, ou mesmo, na comunhão das duas disciplinas radicais do conhecimento humano.
A cegueira do ego só permite ver a si mesmo e a seu umbigo óbvio e às grades do inferno vermelho.
A expressão é individual, daí o estilo cabralino e drummoniano. Os que se metam a poeta e imitem, glosem, rimem, contem versos nos dedos, esses não têm “estilo”.
Inibida, logo cedo, a enzima depeptidil peptidase – 4 que inativa de pronto hormônios incretinas, flue poucamente, porém sempre instiga a salvífica insulina do secretor pâncreas vital... e devidamente trayentado começo o poema.
Na poesia absoluta, repete-se apenas a ideia mallarmeana de que o verso constitui in totum uma palavra e que o mundo termina num livro (contém-no e o incontém),
O que caracteriza, colocando-o, num patamar inédito, o poeta absoluto, é que o poema por ele produzido em composição livre de regras anacrônicas