16
Ter, Abr

destaques
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A mobilidade das imagens (ou imagemóbil) em VCA é grave, intensa, completa. É uma poética cacheada de imagos verbais, chegando a um vórtice o delírio lírico, convulso verbo, fuzilando o noturno para criar manhãs definitivas sobre noite furiosa e sonâmbula dos calabouços (de que poetava o luso José Gomes Ferreira), mestre e ícone da poesia absoluta.

A imagem do cacho dela vem do próprio JGF, colhida por mim, não poeta ainda, em Manaus, nos idos de 1972, quando era puro burocrata (Diretor Geral da Receita Estadual). “Poesia das imagens aos cachos”, se autodefinia objetivamente num poema, o imenso José Gomes Ferreira (no livro Elétrico, de Poesia militante I). Este poeta tão singular, especial, de peculiar estilo único (vale o reforço) que assusta. Assombra o leitor.

Trata-se de uma expressão poética originalíssima, que segui. A senda Gomes Ferreira, a marca JGF, o ferro luso e cósmico ajudaram-me sobremodo.

POESIA LIBERDADE ABSOLUTA

A arte (no caso, poética) começa quando viver já não é suficiente para exprimir a vida. Ao declarar tal, Gide indica que o caminho da poesia passa pela experiência de viver e sua superação ou ultrapassamento. Como para a poesia, a linguagem é vital, inclusive como tema e instrumento, objeto e sujeito, o bom poema é o que se refina a si mesmo, se realize nele e não vise somente o outro (que no caso é referência além do poema) A poesia absoluta expressará o nível de liberdade que o tenha no poema. E tudo o que macule o ato poético ou amarre a imaginação é irrecomendado. Prega-se uma poesia que porte a absoluta novidade da linguagem.

 

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 

REVISTAS E JORNAIS