19
Sex, Abr

destaques
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

 “Janelas a” compõem textos – que denominei a um tempo de leituras escritas.

São diálogos de um leitor solitário consigo mesmo e com livros. Sobretudo com o espírito de seus autores.

(O ambiente de leitura é estranho e fascinante. Um velho apartamento de frente para o canal de Jequitinhonha, em Boa Vaigem: 170 m2 de livros (cerca de 10 mil volumes e mais de tonelada de documentos literários). Há anos, só o autor tem acesso a esse local de tesouro).

 Rimbaud, Baudelaire, Mallarmé, Valéry, Borges, Séferis, Rilke, Perse, CDA, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Lezama, Montale, Sá-Carneiro, Guillén (Jorge), Jorge de Sena, Eliot e Pound, além de Pessoa e Gomes Ferreira, foram tantos outros para quem foram abertas janelas, tais como a que abro agora a Cioran. (Emil – Emile – Cioran, Romeno maravilhoso, cujo centenário de nascimento ocorrido em 2011 homenageio nestas páginas.

Há uma intervenção do leitor na alma do autor lido. De modo que as opiniões, ideias, frases se cruzam, mesclam-se, copulam, bebem do mesmo riacho literário a água pura da poesia, cristais de palavras.

É o destino (útil como poucos o são) que se dá (dou) a milhares de folhas, rascunhos, borradores, com notas pé-cabeça, xipófagas, emaranhado de citações, sílabas mentais, pensamentos complementando-se. Mais de 500 laudas, só de Cioran.

Com base em alguns originais (em francês, traduzidos por mim em contraste com traduções em espanhol (adquiridas em 1979) e em versões portuguesas (lusas e brasileiras), a principal, do maior especialista brasileiro em E. M. Cioran, o professor José Thomaz Brum – Breviário da decomposição – Rocco 1995, produzi esse texto oferecido a minhas mais infiéis leitoras.

Essa Janela a Cioran é restrita ao panorama poético, isto é, trata de suas ideias no campo da poesia. E abro para só êxtase do leitor.

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 

REVISTAS E JORNAIS