Adorno indaga: após Aushwitz, para que poesia? E eu: após 1922, para que poesia? Ou prosa?
PERGUNTO
Se toda representação da palavra é ilusória. Ficção, portanto. Por que não irrepresentar para chegar a algo real (não enganoso ou meramente ficto?). Ou buscar equivalentes. Os correlativos objetivos de Eliot?
OBSCESSÃO DA POESIA ABSOLUTA
A Poesia Absoluta recusa – e é peremptória (abomina o conteudismo como finalidade da linguagem como ideologia que faz veículo da palavra)
POETAS E ROMANCISTAS
Poetas e romancistas são mestres, conhecem
de fundo a alma humana. Pois bebem direto dela
da fonte do id se embriagam. Poço que não
LABIRINTO (DESCRIÇÃO)
Cinzas (ou pós) caíam
ao limbo da manhã engaroada
da porta do ínvio elemento.
O POEMA VITAL
VITAL CORRÊA DE ARAÚJO É COMPLETAMENTE LOUCO
Alberto Lins Caldas
TRÊS TROVAS ERÓTICAS
Com tão minúscula tanga
toma cuidado, Mônica
pois não cobre nem a banda
VIVER OU MORRER
Viver é simples. O problema é se manter vivo. Precisamos ingerir nutrientes sãos, expelir excrementos mais ar inalar sempre (lógico que com oxigênio O),
O RENGA DO CINQUENTENÁRIO
Na corte imperial japonesa da era Heian, nos já tão idos aos 800, era praticada, e com freqüência, a forma poética renga (poema encadeado),
CLARIDADE MORTA (UTOPIA MECÂNICA)
À rubra claridade de outubro
junte-se clamor pelo escuro
que alma dividida habita