Este texto escrito do pântano, dos brejos de Água Preta, à madrugada de 17 a 18/12/2015, trata da carência que enfermiza e infertiliza professores e que redunda em ato e fato de alienação literária,
PRECAUÇÕES GRAMÁTICAIS
Violações (sérias ou não) da correção gramatical são repulsivas – com exceções (eventualíssimas) de ocasionais licenças poéticas raras e puras, mesmo inocentes, docemente permitidas, corajosamente autorizadas, mesmo sancionadas in totum pela gramatica vigente (que é a mesma tal).
EPÍGRAFE DE OCTAVIO PAZ
(ALICERCES DO POEMA ABSOLUTO)
1.A irrupção de expressões prosaicas no verso
que se inicia com Victor Hugo e Baudelaire
e a adoção do verso livre e do poema em prosa
foram recursos contra a versificação silábica cansada
POESIA SINGULARMENTE PLURAL
Quando Barthes determina que o texto seja fruto de um práxis significante (e não almeje mero significado), que se isente de obrigações de comunicar coisas a pessoas, e se imuna de condições normais de significação estrita e prática, ele institui um espaço de significância. E define.
UNIVOCÁRIA (CÁRIE DO UNÍVOCO)
A involução da linguagem (como o vemos hoje) dá-se quando ela passa do mais metafórico (mais poético) para o menos metafórico (menos poético).
SALTO QUÂNTICO
DO ACASO DE UM SINTAGMA À NECESSIDADE DO POEMA ABSOLUTO
O acúmulo de quase cem anos de poema de poeta, isto é, a multiplicação quase infinita de poemas de baixa qualidade
IDEOLOGIA LITERÁRIA
VCA
Terry Eagleton (crítico literário marxista de valia) disse que os tipos de discursos, sistemas de signos e práticas de significação (no meu campo, elejo como tal a literatura) produzem efeitos,
VCA: RIGOR DO CAOS
Cláudio Véras.
Vital Corrêa de Araújo é rigoroso em sua poética que vela e admira o irracional. Este se opõe e sobresta a razão comercial de hoje, vai de encontro ao saudável e aplaudido racionalismo que encanta o mundo desenvolvido e emocional de banqueiros a médios empresários.
ROSTO SOBRE HINOS
Rosto inclinado sobre hinos
formas salvas do tédio
romãs arrulhando na bandeja
TÓPICOS
A graça da poesia reside no fato de conferir ao futuro a desgraça da palavra passado, não como prêmio mas pena.
A poesia absoluta tem forma
mas uma forma quase perfeita