25
Qui, Abr

destaques
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

 Drástica reviravolta no modo de fazer e entender, compor e recepcionar (do ângulo do leitor) o poema ocorreu dos últimos cinco anos até agora (julho/2017).

Capitaneado por Vital Corrêa de Araújo (e outros, entre os quais o destaque é para Rogério Generoso e Admmauro Gommes), o Movimento (ou em-movimento ou removimento, como VCA proclama) Poesia Absoluta – POESIABSOLUTA – alcançou um de seus auges, apogeou-se em 2017, já com série de livros sobre Poesia Absoluta editados.

Tudo começou, quando o alto literator e professor titular de Teoria da Literatura, o canadense Sébastien Joachim, escreveu em 2010 O destino poético de Vital Corrêa de Araújo, editado por Antônio Campos (IMC).

Sébastien Joachim é segundo Vital um gênio especial, capaz de detectar valores e nomes literários na nascença e estimular artistas, face sua erudição, seu professorado, sua formação francesa universal, sobretudo sua formativa e proativa capacidade de ministrar aulas e conferências, tipo espetáculo.

Foi Sébastien Joachim quem antecipou a jornada vitalina na poesia, quem augurou sua trajetória criadora, em poesia, quando fuzilou: Vital Corrêa de Araújo derrubou o significado, em poesia.

A estranha poesia de VCA, Teoria da Poesia Absoluta e O futuro da poesia, de Admmauro Gommes (todos editados) e outros, além de estudos e pesquisas de Rogério Generoso, que dirige o Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo, fundamentam o movimento.

Tornou uma realidade atual o que se chama PoesiAbsoluta. O site poesiabsoluta.com.br (Google) e Usina VCA do Facebook são instrumentos do Movimento. Também é vital o grupo do FACEBOOK Teoria e Prática da Poesia Absoluta.

Alcançado essa, digamos, apoteose quando cerca de 30 pessoas, no mínimo, produzem poemas absolutos e leem tal poema (que não exige ou dispensa compreensão, como poema até hoje etc. ), é de se pôr a limpo e de se declarar os fatos e atos sobre PA.

Os vários manifestos, centenas de ensaios, livros, como Prosa do Futuro Arcaico, detalharam o que seja poema absoluto e..., por estratégia, colocaram-na (à poesia absoluta) como algo novo, definido, único, a nova bandeira da poesia brasileira. Vírgula.

Não aceito escolas poéticas. Existia um tipo variado de poesia até 1900. De 1900 a 2000, outro modo, outra visão múltipla do que seja poesia. E de 2001 pra cá o que VCA denomina neoposmodernidade poética.

Poesia Absoluta é apenas um movimento avançado e inédito, novo, jamais pensado ou acionado de compor o poema, em busca de uma nova sensibilidade, de um frisson novo.

A poesia da modernidade e da remodernidade é vária. E graças a essa diversidade na unidade é que a Poesia avança. Semana de 22, Mário de Andrade, CDA, Murilo Mendes, Jorge de Lima, João Cabral, Bandeira, Joaquim e mais poucos.

Criaram um poema diferente altamente moderno – e não modernoso ou fora do padrão do que seja verso, desde a Grécia.

O que a Poesia Absoluta é na realidade – e o que a faz diferir de tudo, até hoje ocorrido na Poesia universal, é a COMPLEXIDADE, A IRRACIONALIDADE, O CAOS OU ACASO que caracterizam o poema absoluto. Nesse sentido de ineditismo e diferindo radical – sem sair do padrão do verso (como ocorreu com o Concretismo e cia) – o movimento Poesia Absoluta é algo novo, realmente sem padrão ou sem escolaridade.

Séferis, São João Perse, Jorge Guillén, Lezama e outros. Alguns poucos foram os modelos de Vital.

PA é o reino novo de uma POESIA COMPLEXA, que VCA diz POEMA DO INDIZÍVEL. Não é o único e definitivo modo de fazer o poema, mas é algo revolucionário, que instiga, entusiasma, desperta a atenção dos jovens e os imerge em uma nova sensibilidade poética.

Murilo Gun

REVISTAS E JORNAIS