23
Ter, Abr

Diversos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Os maremotos produzem ondas de até 30 metros de altura – chamadas tsunamis (termo japonês) – cuja velocidade chega a 700 Km/hora.

Só há um signo inanimado no Zodíaco: a Libra (balança).

Em termos de massa, um eléctron está para uma melancia, assim como uma melancia está para o Sol.

O lugar mais frio do mundo é Vostok, na Antártida, a 1.300 quilômetros do pólo sul: média anual de 58 graus negativos (em julho, a média é de 80 graus negativos); em contraste, a mais alta já registrada na Terra foi 58 graus positivos, medida em Al-Azizyah na Líbia, em 1922.

Em numerosa espécies de aves, o comportamento de amizade é reapresentado pelo gesto de oferecer uma haste a um companheiro, o que é o correspondente, no campo não-sexual, do convite matrimonial “façamos um ninho juntos” (Wickler, 1971).

O cachalote possui o maior cérebro do mundo, pesando até 10 quilos (os que argumentam que o tamanho do cérebro está em função do tamanho do corpo poderia notar que a baleia-azul, de corpo com o dobro do tamanho e do peso em relação ao cachalote, tem um cérebro de menos de 4 quilos); que incríveis processo de pensamento exigem tamanha quantidade de tecido cerebral? Nossos cérebros de 1,5 quilo ainda não conseguiram resolver o enigma.

A versão, engendrada pela ditadura do Estado Novo, de que, durante a Intentona Comunista, oficiais legalistas foram covardemente assassinados, enquanto dormiam pelos comunistas, na Praia Vermelha – e que horrorizou o país durante anos – foi desmentida documentalmente, na época da ditadura militar brasileira, radicalmente anticomunista, pelo historiador Hélio Silva, do grande trânsito entre os generais – a ponto de não ser mais explorada sequer pelas Forças Armadas quando recordam o episódio.

A escala Richter, usada na medição de terremotos, vai de zero a nove sendo que o zero equivale ao choque produzido por um homem de estatura normal que salte do alto de uma mesa; pelo fato de a progressão ser logarítmica, um terremoto de grau 8 – em cuja faixa estão os terremotos mais violentos até hoje registrados – envolve 30.000 vezes mais energia do que um grau 5, e um milhão de vezes mais que um de grau 4; acredita-se que o terremoto de Lisboa, de 1755, tenha sido de grau 9 – impossível de ser superado, pois as placas tectônicas não podem acumular energia além desse limite.

As cenas das Capelas dos Passos, construídas pelo Aleijadinho em Congonhas do Campo, fazem referência à maçonaria, à qual o artista potencia; na capela da Santa Ceia, por exempla, o escultor criou mais dois serviçais, pois Cristo e os 12 apóstolos somariam 13 personagens números cabalístico para a maçonaria; Cristo apresenta três marcas na testa, semelhantes às  assinaturas dos maçons; a  quantidade usual de capelas, sete – número proibido pela maçonaria – foi alterada para seis.

{jcomments on}

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 

REVISTAS E JORNAIS