07
Qui, Jul

Artigos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Para Zizek, o ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center, se deu aos USA o status de vítima (injustiçado e reativo em legítima defesa) também deu-lhes o estatuto da reflexão sobre si mesmo e sua atuação no mundo.

O que o vitimizou, que atitude americano provocou tal reação? Saber a razão de tal represália é vital para prevenir atos e ações capazes de desencadeá-la.

 

E o pos-atentado homicida teve um efeito direto ainda mais desastrosa, o ingênuo e despreparado Bush deflagrou guerras, abriu frente a torto e a direito, sem estratégia militar apropriada, alegando coisas mentirosas (armas de destruição em massa em poder de Bagdá) e levou os USA a mais desastrada e risível aventura militar de todos os tempos, desde Anibal e Gengis Can, redundando numa guerra interminável, 10 anos depois Afeganistão e Iraque ainda em convulsão pisando milhares de mortos civis e soldados americanos, sacrificados em vão pela irresponsabilidade de um presidente bobo e maluco, achando que era um xerife texano da era do faroeste.

O efeito maior trilhões de dólar (em gasto militar e desvios corruptos) jogados fora (sobre os túmulos dos soldados) e por direta consequência a crise financeira e econômica do capitalismo, enchendo de razão Lênine. O capitalismo globalizado em derrocada, os USA a ponto de parar a economia e pedir pinico. Se não fosse Obama, os USA fechariam, sob moratória.

A reação paranoica de Bush iguala  a paranoia que o fez desafiar o Islã, desde o primeiro dia do primeiro (infausto) mandato, hostilizando sem necessidade e desmesuradamente, botando sal na ferida, desfilando de títere partidário de uma facção do mundo contra outras, quebrando a política correta de meia neutralidade entre Israel e Islã, que a diplomacia ianque sempre manteve, mordendo e assoprando. A falta de equilíbrio e a parcialidade gritante de Bush atraiu ódios islâmicos, frustrações, desesperos e alimentou o fanatismo, dando de mão beijada motivos a El Quaed para agir, coisa que nunca antes nem perto estivera.

A maior idiotice de Bush foi, com sua atitude arrogante, irrefletida, descompassada, em uma palavra, desastrosa, trazer a guerra para dentro dos USA, coisa que nem Hitler o fizera. Pois Bush botou a guerra no seu quintal e fez matar milhares de coitados soldados americanos ao preço de trilhões de dólares. A cresça a isso, a crise econômica e bancaria (que Bush trouxe para casa), o desemprego, a fome, a humilhação dos USA de pires na mão... e mais, muito mais... tudo obra (prima) de Bush que só teria condições de dirigir um saloon no velho oeste... e nem tanto.

{jcomments on}

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS