19
Sex, Abr

Artigos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

(Marcondes Calazans)

As categorias listadas nos versículos de I Coríntios no capítulo 13 são linhas diferentes das que costumamos ver nos cotidianos da realidade atual em que se encontra a humanidade.“Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”.(I Cor. V. 1)

Vemos na passagem a supremacia do amor. Na perspectiva de Paulo, o problema principal quanto aos dons espirituais da igreja em Corinto era a falta de amor. Assim, Paulo passa a elaborar sobre a natureza e a importância do amor, como nos dias de hoje, especialmente nos lugares onde trabalhamos.

Paulo não estava interessado em fornecer uma relação exaustiva, ele está pensando naquele que “exerce misericórdia” e o que preside.

“O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz com indecência, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crer, tudo espera, tudo suporta” (I Cor. 13: 4 – 8).

Paciente... benigno... espera... suporta. As descrições de Paulo não reduzem o amor a sentimentos baratos ou atos mecânicos. Cada termo descreve tanto emoções quanto atitudes. Pensar no amor cristão como simples sentimento ou simples atividade é contradizer as definições do apóstolo.
O amor jamais acaba...(I Cor. 13, v. 8).

Podemos considerar essa declaração como um resumo dos versículos anteriores, especialmente à luz da frase “tudo suporta” (v. 7). Ao mesmo tempo, essa declaração permite a Paulo criar um contraste entre o amor, que permanece (v. 13), e os dons espirituais, que cessarão.

Jyoti Amge é uma indiana que detém o título de mulher mais baixa do mundo viva, certificada pelo Guinness World Records. Jyoti embora de pequena estatura, 62, 8 centímnetro de altura sempre esteve preocupada com o tamanho do amor das pessoas com as outras. Sempre fez entender que a grandeza de um ser humano deve ser o tamanho de sua generosidade para com o outro. Disse:

“...O Amor é a TECNOLOGIA MAIS PODEROSA neste planeta - é mais poderosa do que terremotos, tsunamis, envenenamento por radiação, guerra nuclear, as estruturas de controle, o governo, a corrupção política, etc... Você escolhe... O AMOR ainda é muito mais poderoso! E ao nos alinharmos no nosso Amor Ele cria Lindas potencialidades em expansão...” (AMGE, Jyoti, 16 de dezembro de 2011).

{jcomments on}

 

O que mais dizer! Amar simplesmente. Amar o outro sem que haja necessariamente a obrigação de abraçar, beijar ou outra “coisa’ qualquer. Amar independe de se estar perto ou longe. Quando você simplesmente ama com atitudes de oração e meditação para quem você apenas acha que não gosta de você, tenha certeza, ela irá mudar, pois quem estará atuando através das suas orações é simplesmente o Espírito Santo de Deus. Creia. Por isso ame incondicionalmente.

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS