19
Sex, Abr

Diversos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento de Letras participou do I CONGRESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA FAMASUL, nos dias 18 a 22 de novembro/2013. Sob o comando do Chefe do Departamento João Constantino (foto), foram vivenciadas as atividades exitosas:

Na abertura (18), aconteceu a Conferência “Educação Inclusiva”, proferida pela Profª  Drª Edilene Soares.

 

 

Dia 19/11: Sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos dos professores Edilene Oliveira, Jairton Ferreira, João Constantino, José Ideildo da Silva, Drayton Pereira e Virgínia Carvalho e as Mesas-redondas: Poesia Absoluta (Admmauro Gommes e convidados) e História da Bossa Nova (João Constantino, Ricardo Guerra e convidados). Neste dia, também foram expostos os Trabalhos de Pesquisa dos VII e VIII Períodos, em forma de comunicação oral, coordenados por Virgínia Carvalho.

Dia 20/11: Sessão de apresentação de trabalhos da disciplina Prática Pedagógica I, III e VII e as Oficinas: Internet: ferramenta de Pesquisa Científica (Profªs. Virgínia Carvalho (Letras) e Edilna Elayne Silva (Química); Café com Cinema (João Constantino); Atualidade em Língua Inglesa (Prof. Gilvan Ferreira) e Português Instrumental (Prof. Wilson Santos).

Dia 21/11 Exposição didática pelos universitários: Literatura Portuguesa Clássica e uma homenagem aos 125 anos de nascimento de Fernando Pessoa. Além das atividades que iniciaram no dia anterior, também receberam destaque as oficinas Síntese da História da Literatura Brasileira (João Constantino) e Museus: um passeio pela História (Prof. Fred Maestre).

No último dia (22/11) teve lugar o momento de descontração, culminando o Congresso: Festival artístico e cultural, com a apresentação de alunos, ex-alunos, cantores e convidados. O lançamento e relançamento de livros foi um ponto bem particular quando universitários e professores da FAMASUL escreveram uma obra investigativa A estranha poesia de Vital Corrêa de Araújo. A pesquisa foi coordenada pelo prof. Admmauro Gommes. Vital recebeu muitas homenagens da Faculdade e de todos que participaram da antologia que salientou aspectos de sua poética inusitada. Muitos outros títulos de autores locais ainda foram expostos, um Show musical com artistas locais (Sandro Sebastião, Jadiel Show Man, Paulo Katu, Grupos de Danças Regionais e Folclóricas de Xexéu (Coord. Prof. Antonino Matias) e na parte do teatro, a Encenação de O Santo e a Porca (adaptação - Walber Barreto).

Os demais departamentos da FAMASUL também participaram no acontecimento que foi um sucesso. Na opinião de Constantino, “Eventos como esse colocam a FAMASUL no caminho da construção e divulgação do conhecimento, ao tempo que atende aos propósitos da universidade no que tange ao ensino, pesquisa e extensão.”

{jcomments on}

 

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 

REVISTAS E JORNAIS