25
Qui, Abr

destaques
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A poesia – no sentido superior de algo que avassala e sublima o espírito – permeia a humanidade, desde Deus.

Em especial, os poetas antes de Cristo e do capitalismo (asiáticos, africanos, irlandeses, gregos, romanos). Esse “pastor do ser (o poeta), como o figurou Heidegger, tratando de Holderlin e Nietzsche, é portanto um ser nostágilco da antiga unidade do homem, estado pervertido ao longo da civilização reformada nos últimos milênios (pós-Cristo). Sobre esse sentimento arcaico, li e anotei um livro do luso Carlos Reis (História da crítica).

 

O sentido do poema não é um sentido (da palavra) de, nem um sentido (para a vida, por exemplo), bem como não é um sentido de referência, que se esgote em um objeto.

É um sentido contextual, imanente e transcendente, ao mesmo tempo.

Essa lida pelo sentido é algo bem inútil.

Barthes dixit: A literatura só é linguagem, isto é, sistema de signos, e o seu ser não está na mensagem, mas sim em si mesma (no caso da poesia). Então, não precisa decifrar o sentido do poema (o que se disse e por quê), mas apenas chegar à forma como foi dito, à construção do poema. Chegar à organização que foi dada aos significantes (e não estrita e necessariamente aos significados).

O sentido está, reside, realiza-se no não sentido. O que importa é a forma do sentido. E não a mensagem comunicada como fim e objeto do poema.

{jcomments on}

 

 

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS