13
Sáb, Ago

Artigos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

 

“Bebida alcoólica obtida de uvas colhidas recentemente, cuja fermentação foi feita no distrito de origem e de acordo com as tradições e práticas locais”

 

 

COMO COMEÇOU O VINHO?

Embora existam muitas teorias, não há uma resposta definida. As bebidas fermentadas certamente foram criadas milênios atrás, mas o vinho de uva ainda é um artigo misterioso. Alguns supõem que um pastor do Mediterrâneo esqueceu uma quantidade de uvas, que ficaram fermentando ao sol. Elas foram encontradas por uma mulher agitada, expulsa do harém do sultão das proximidades, que supôs que morreria se as comesse. Ao contrário! A senhora não só se deleitou com o doce suco, como também, retornando ao palácio do sultão com aparência e animação tão visíveis, voltou a ganhar os favores do senhor e recobrou o status perdido.

É possível que a uva tenha crescido e florescido até mesmo antes do advento do homem. A vinha pode ter surgido em torno do mar Cáspio e é mencionada nos mais antigos registros gregos e egípcios. Ela também é apresentada no Gênesis, quando “Noé, que era agricultor, plantou uma vinha”, com resultados desastrosos para ele próprio. É lendária a embriaguez de Noé.

 

O VINHO E O SANTO

Benedito, “patriarca dos monges ocidentais”, é outro santo associado ao vinho. Embora pareça que ele jamais se tenha tornado padre, sua regra (c. 540 d.C.) estabelecia: “Lemos que o vinho não é apropriado para monges, mas como, em nossos dias, não é possível persuadir os monges disso, concordamos pelo menos que não deveríamos beber em excesso. Acreditamos que um quartilho de vinho seja suficiente”. Um monge, amigo meu, interpreta que a cota diária deve ter sido cerca de meio litro de vinho – segundo o desejo de Benedito de que não deveria haver “nada severo ou rigoroso” em sua regra. É significativo o fato de esse homem prático e humano ter, aparentemente, morrido em pé e ter sido enterrado na mesma sepultura que sua irmã, santa Escolástica. Sua festa é em 21 de março. A ordem beneditina, de faz parte o Mosteiro de São Bento, é uma das mais prósperas e piedosas do mundo.

{jcomments on}

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS