19
Sex, Abr

Ensaios
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

VCA

O uso comum, normal, ordinário, habitual da língua faz-se com que a usemos automaticamente, por hábito. E mesmo inconscientemente, no sentido de reflexo e condicionamento. Facilidade. Aptidão. Habilidade. O que seja comum é geral, fácil. De entender, responder, comunicar.

 

 

Quando a poesia desvia a norma comum, produz um desvio de sentido normal, opera uma situação estranha à realidade da comunicação cotidiana (leitura de livrinho, de jornal, de revista etc) e brota, acontece um estranhamento tal que elimina leitores em massa. Que diacho é isso? Que coisa difícil! Cadê a poesia, cadê a rima? Ah, isso não é poesia,é viagem, loucura de palavras. Non sense absoluto. Arre! Vai-te satanás verbal!

Estranhamos porque saiu da norma, do normal, do vigente vigindo. Do que se espera. Rompeu, vitimou, contradisse as expectativas. (Digo: a poesia é para os não habituados – desautomatizados; para os habituados – automáticos, não é poema.

O processo da arte é efeito do processo de “desautomatização” (do uso automático e carneirinho do código da língua, sem surpresa ou ambigüidades malévolas, ingratas, ruidosas). Daí advém o estranhamento (a que se referia Chklóvsky, como singularização) ou distanciamento que a poesia propicia e exige.

Murilo Gun

Inscreva-se através do nosso serviço de assinatura de e-mail gratuito para receber notificações quando novas informações estiverem disponíveis.
 
Advertisement

REVISTAS E JORNAIS