Toda cidade que se preze merece ter seu vampiro. Curitiba, com seu alto IDH não fica atrás. Embora seu vampiro seja eventualmente visto em plena luz do dia aos fins de tarde cascavilhando livrarias, comprometendo sua imagem e confundindo-o com o morcego, primo próximo, de hábitos similares, mas frugívoro e socialmente bem aceito.
O ID E O POETA
O poeta comum observa pelo menos três estágios para construir um poema. Em primeira instância, a poesia existe no objeto em que se encrava originalmente; depois na mente do escritor e, no terceiro momento, é que ganha forma definitiva textual.
DESDE O SILÊNCIO
Por se tratar de tema essencial a Rogério Generoso, o silêncio poético ganha esse destaque. O silêncio é a fonte a que regressam as palavras. O poema odre que guarda a sede do verbo. Regresso que é partida. A origem do poema é o silêncio original.
O EU POÉTICO É OUTRO
O eu poético de Generoso forja-se da têmpera de vozes secretas (sopro que alimenta o verbo e acicata a alma).
EXPLICAÇÃO A LEITORES (NÃO EDITORIAL)
Ainda quando residia no Mosteiro de São Bento e, num ritual meio britânico, às 5 da tarde (sem necessário revérbero em Lorca), bebia sofreguidãomente um café com João Marques – e falávamos sobre o estado da poesia no Brasil.
POESIA QUE DESACATA
A poesia de RG desacata o elo do sentido com o objeto do mundo, dissolve tudo que divirja. A ela rege a unidade.
ATRAVÉS INCLASSSIFICÁVEL
Através é inclassificável porquanto aceita e rechaça vária forma ou denominação formal: elegia (à Rilke), odes superpostas, meditação (à Perse ou Cernuda, de realidade e desejo), lirismo desvairado (mas objetivo, o que o torna dialeticamente fundado) e controle verbal extremo (o que permite visualizar e sentir o bloco íntegro e o trabalho estrófico quase arquitetônico); poema em 11 laudas ou estrofes (cada uma relacionada a outra, mas sintaticamente autônomas) ou gesta hínica formando um só (e) grande poema à FP.
AS MÚLTIPLAS GALÁXIAS NA POESIA DE VCA
Manoel Neto Teixeira
Vital Corrêa de Araújo, poeta/escritor, com domínio pleno da linguagem, no duplo mister, se enquadra perfeitamente na concepção de que a poesia moderna é mais que uma técnica, uma religião, talvez uma revolução original e definitiva.
POESIA E SILÊNCIO
Para RG, olhar é silêncio e linguagem, é também cosa mentale, ver é ser profundo, ver é começar a pintar o mundo.
OSMAN HOLANDA E O HAICAI
VCA
Roland Barthes dizia ter desejos de haicai, como de sexo ou chocolate, e reclamava do encantamento haicai, que o levava (ao gozo estético) a lê-los diariamente. Detinha uma coletânea haicai, à beira e à mão do criado mudo, disponível nas aulas, também.